sábado, 6 de novembro de 2010

Profissão: Professora de hotelaria e turismo.



  A profissão de docente exige uma dedicação constante, é um desafio diário.
São novos alunos, planos de aula, evasão escolar, preocupação em oferecer um bom conteúdo dentro do tempo de aula, a constante tarefa de atualização do professor etc. Ufa!!!
 Confesso que, como docente, observo muito meus colegas de trabalho.
 A sala dos professores para mim, é um grande “laboratório” onde posso aprender diariamente com os relatos e as experiências dos colegas de profissão.
 É inegável também e todo o professor sabe disso, que na verdade nós aprendemos e muito, diariamente, no convívio com os nossos alunos.
 Outro "laboratório”: a sala de aula, cada turma é “uma caixinha de surpresa”.
  Sou suspeita, mas amo as aulas de hotelaria e turismo, é uma paixão: leio, me informo, pesquiso e ouço meus alunos.
  O desafio é maior, são aulas práticas e teóricas, o discente entra aluno e sai profissional.
  Haja treinamento, visita técnica, informação...
Ah, e também uma boa dose de MOTIVAÇÃO diária, para que o conteúdo apresentado se torne aprendizado e o aluno se sinta capaz de exercer a nova atividade profissional com competência.
 Como docente, observo que nos cursos técnicos em hotelaria como: Camareira e Reserva e Recepção de hotel, os alunos objetivam se capacitar e conquistar uma oportunidade de trabalho.
  Por isso, adotei um outro compromisso: após muito pesquisar e perguntar para profissionais da área de recursos humanos, oriento meus alunos sobre as oportunidades de trabalho existentes na área em que eles pretendem atuar, divulgo o número de vagas existentes, como anda o mercado de trabalho, quem são os empregadores (sim, divulgo o endereço deles), oriento sobre ética e comportamento profissional: Como se portar em uma entrevista de emprego e como preparar um Currículum.
 Fico feliz quando o aluno me retorna dizendo que está empregado.
 Muito prazer, sou professora de Hotelaria e Turismo!

Currículum disponível no link:
http://lattes.cnpq.br/0076009921535762

Nenhum comentário:

Postar um comentário