domingo, 26 de dezembro de 2010

Manual de sobrevivência em aeroportos.


A época de férias iniciou e com ela muita gente passa pelos aeroportos brasileiros, muitos pela primeira vez.
Buscando facilitar a vida dos viajantes, seguem algumas dicas e recomendações:

No Brasil, existem algumas cidades com mais de um aeroporto. Se for o seu caso, confirme de qual aeroporto parte seu voo.
Exemplo: os principais aeroportos destas cidades são:

Belo Horizonte: Pampulha e Confins.
São Paulo: Guarulhos e Congonhas.
Rio de Janeiro: Santos Dumont e Tom Jobim (Galeão).

Para embarques nacionais, procure entrar na fila do check-in com no mínimo 2 horas de antecedência. Há passageiros que optam por chegar com um tempo bem menor, mas correm um risco de encontrarem filas grandes, o que gera preocupação. O avião (e o piloto) ao contrário dos táxis e taxistas não aguardam os passageiros atrasadinhos, não por maldade mas porque precisam cumprir horários.

Todos devem apresentar documento de identidade original, oficial e dentro da validade.

Mulheres grávidas: levem por escrito autorização médica para embarque.
Menores de idade: também precisam ter documentação em ordem e em alguns casos autorização por escrito dos pais ou responsáveis legais.
Procure informações junto ao juízado de menores, dias antes do embarque.
Apesar de nos aeroportos haver uma representação do juízado, não tente resolver um pouquinho antes do embarque, pode não funcionar...  

Alguns termos técnicos que precisamos saber:

Check-in: Trata-se da confirmação do passageiro, que deve se apresentar ao balcão da empresa aérea pelo menos 2 horas antes do embarque (voos nacionais)e apresentar: documentação, impressão do e-tkt ( impresso com informações data, hora, voo, destino...)
A bagagem será pesada e passará por raio x.
Por exemplo: Se o seu voo for Tam, procure a fila do check-in  embarque nacional da Tam.

A bagagem e a documentação serão conferidas e havendo algum empecilho, pode haver a recusa da cia. aérea em não transportar o passageiro.
Presenciei uma situação esdrúxula uma vez. 
Uma senhora tentava embarcar com a família e com o sobrinho, para Porto Seguro. Ao perceber que não havia documentação de seu sobrinho para apresentar no check-in, a tal senhora começou a gritar com o funcionário, faltar com o respeito e a educação e por último, após o show que estava dando.
 Sacou uma bela fotografia da carteira para 'provar' com a foto de que realmente se tratava de seu sobrinho... Não viajou.

Para voos nacionais cada passageiro adulto deve apresentar uma bagagem com peso médio de até 23 quilos. Passando disso, haverá custo extra e mais demora na fila...

Sua bagagem deve estar devidamente etiquetada com seu nome completo e telefone de contato incluindo o código ddd de sua cidade, não confie em colocar endereço por questão de segurança. Procure também colocar uma fita, um enfeite algo que diferencie sua bagagem das outras e ao tira-la da esteira confirme se realmente trata-se de sua bagagem e não de uma outra mala bem parecida.
Peça no balcão da empresa aérea lacres e coloque em todos os fechos de sua bagagem.

Todo medicamento, gel, perfume, ou produto em creme, pasta ou pó que ultrapassar 100 ml ou 100 gr deve ser transportado nesta mala, que será despachada ou seja ela irá no porão do avião. Trata-se de uma regra de segurança internacional para o bem de todos que ali estão, visando evitar ações terroristas.

A bagagem de mão, bolsa pessoal deve ter no máximo 5 quilos. Gel, líquidos, creme, pós devem ter quantidade inferior a 100 ml ou 100 gr, caso contrário o passageiro deve retira-lo da bolsa pessoal e transporta-lo na bagagem a ser despachada, gerando mais tempo na fila...

No check-in após as bagagens já despachadas, confirme o horário  e o número do portão de embarque que você deverá se apresentar, dirija-se para lá com alguma antecedência. Evite atropelos e desentendidos.
 Após o check-in concluído, não haverá um funcionário a sua procura no aeroporto lhe chamando para embarcar. Você é que deve se dirigir ao portão do embarque no horário que estiver escrito no seu cartão de embarque.
Você receberá os cartões de confirmação de embarque e comprovante de despacho de suas malas, guarde-os com você, eles serão solicitados posteriormente.
Se houver algum dano ou violação da bagagem a hora de reclamar é no check-out, ou seja no momento em que você recebeu a mala e a retirou da esteira. Você deve procurar, no setor de desembarque, um funcionário da empresa aérea que lhe transportou, não adianta reclamar depois que já saiu do aeroporto.


Voo com conexão: CNX = CONEXÃO. Trata-se de um voo que não é direto, em algum momento da viagem haverá uma parada em algum aeroporto para troca de avião, os passageiros sairão de uma aeronave e serão direcionados para outra aeronave.

Voo com escala: Haverá uma ou mais paradas em algum aeroporto, mas sem a necessidade de trocar de avião.

No show: Trata-se do não comparecimento do passageiro ao check-in.
 A empresa aérea entende que o passageiro que não se apresentou ao check-in no devido tempo (mínimo 1 hora antes do voo para embarque nacional) por algum motivo, desistiu ou não pode viajar.
Por isso, a necessidade de se fazer o check-in com alguma antecedência para comprovar seu comparecimento e interesse em embarcar.
Atenção:
Uma coisa é fazer o check-in com 1 hora de antecedência, ou seja ser atendido no balcão da empresa aérea 1 hora antes da saída do voo. Outra coisa é entrar numa fila de check-in gigantesca, com 1 hora de antecedência, quando chegar sua vez de ser atendido, você provavelmente estará com 10 minutos para despachar as malas, conferir documentos e embarcar, ou seja: Não vai dar tempo... Por isso, recomendo:
Voos nacionais entre na fila do check-in, com no mínimo 2 horas de antecedência.

As vezes o que gera confusão, além do desrespeito de algumas empresas aéreas na prestação dos serviços é também o fato de que alguns passageiros chegam para fazer check-in, com 30 minutos antes da saída do voo. Gerando: atraso, confusão e no show..

Overbooking: É quando a empresa aérea vende uma quantidade de lugares superior ao número de lugares realmente disponíveis.
Muitas empresas aéreas já estão evitando trabalhar com esta prática, por se tratar de algo ilegal.
A empresa aérea precisa reacomodar o passageiro em outro voo e atende-lo custeando os serviços de alimentação, telefonemas, hospedagem em casos de espera igual ou superior a 4 horas.

Prezado viajante, leia todas as regras que contém em sua passagem aérea, de preferência antes da compra.
Toda passagem tem as regras da tarifa, informando sobre todos os  direitos e deveres dos passageiro e da cia. aérea.
Ali tem descrito regras e condições sobre: peso da bagagem, reembolso, condições para endosso para outra cia. aérea etc.

Em defesa do passageiro, há postos do Poder Judiciário nos principais aeroportos, para atender queixas em relação a atrasos e cancelamentos de voos.

Boa viagem!!!

4 comentários:

  1. Patrícia vim conheçer o novo blog!
    Já estou seguindo!
    Parabéns está no caminho certo! Desejo sucesso!

    Tati Campêlo
    www.gastronomiaefotografia.blogspot.com

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  2. Obrigada Tati, de verdade!

    Realmente seu blog é um show e vou continuar acompanhando.
    Sempre que quiser pode contribuir e chegar por aqui.
    Abraços.

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  3. Querida, adorei seu blog... obrigada pela visita ao meu,fico feliz de ter gostado...passa sempre por lá,ta?
    bjjooo
    www.comprasseaonde.blogspot.com

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  4. Valeu Deyse!!!
    É ótimo saber que você também passou por aqui.
    Sucesso em 2011!!!
    Com certeza voltarei a visitar o blog.

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