segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Profissão: Agente de Viagens.

Trata-se de um profissional que precisa estar bem atualizado.
Sua função é atuar dentro de agências de viagens, elaborando roteiros turísticos, providenciando reservas de hotel, voos e passeios turísticos. Presta atendimento ao público informando sobre produtos e serviços turísticos e hoteleiros.
É ele que apresenta e vende a viagem de seus sonhos ou organiza sua viagem de férias ou a trabalho, de acordo com a necessidade do cliente.
Para atuar nesta profissão, já que não há regulamentação, é necessário ter no mímino os seguintes requisitos básicos:

Sólidos conhecimentos de geografia: fuso horário, clima, moeda corrente, atrativos turísticos do local etc.
Ensino médio completo ou formação acadêmica preferencialmente.
Pleno conhecimento técnico sobre os produtos que trabalha: pontos turísticos, meios de hospedagem, serviços extras para viajantes, documentação de viagem (passaporte, visto, vacina, documento para menor desacompanhado, seguros de viagem etc), trechos operados pelas cias. aéreas, aeroportos das cidades, alfabeto fonético, código internacional das cidades e aeroportos, termos técnicos, bons conhecimentos em outros idiomas etc.
Saber operar pacote office e algum sistema operacional de consulta e reservas (Amadeus, Sabre etc).
É comum, o agente de viagens participar de famtour, ou seja, Tour de familiarização, uma viagem, juntamente com outros profissionais da área, com o objetivo de promover um maior conhecimento técnico sobre um determinado local turístico ou hotel.
Geralmente, o famtour é gratuito ou com um bom desconto, já que o objetivo desta viagem é promover uma atualização e conhecimento para a formação técnica deste profissional.
Existem cursos para formar e atualizar agentes de viagens, também é importante ler e consultar conteúdo sobre turismo e hotelaria.
Trata-se de uma profissão que exige bastante responsabilidade, como todas as outras, a viagem de férias ou de trabalho de alguém depende muitas vezes da eficiência de nossa atuação. Providenciar reserva e confirmação de voos, hotéis, traslados, seguros de viagem, informações corretas sobre peso de bagagem e documentação de viagem, transporte de animais (cães e gatos)também é função deste profissional.
Existem algumas vantagens em ser um agente de viagens:
Conhecer pessoas, fazer amigos, conhecer destinos turísticos, ser um profissional respeitado, conhecer cultura geral, viajar com frequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário